30 novembro, 2009

Raio X do Ibov

O que olhar em um momento de tanta indecisão? Dubai? Gringo? Gráfico? Ou o bom histórico da bolsa nessa época do ano?

Uma coisa é certa, o mercado esta indeciso e ninguém afirma nada. A única coisa positiva que tem realmente é o histórico de Dezembro que sempre é muito bom, porém esse histórico demonstra que novembro também deveria ser, e adivinha? Esse ano não foi nada demais.

Em termos de fundamentos, temos o problema de Dubai, que se isolarmos o caso não é nada significativo, mas se for ver pelo lado em que nós não sabemos quem são os mega investidores que aplicaram o capital nesse pais, é de se ficar com medo sim, justamente pelo fato de não saber quem pode ser atingido por esse efeito domino.

Os gringos então nem se fala, nunca mais foram os mesmos depois da nova onda de IOF, medias diárias que estava na casa de bilhões passaram a trabalhar na casa de míseros milhões.

Mas falando do que agente sabe vamos para a analise técnica.

No gráfico semanal que define tendências mais longas o que é bom para investidores e position, temos uma canal de alta, e a MME – 9 que sinalizam alta, mas o fato do histograma MACD estar em constate declínio próximo de uma resistência define que o mercado pode passar por uma correção. Mesmo porque apesar na MME – 9 sinalizar alta o preço esta longe da média, ou seja, pode ser que uma correção faça o preço tocar na média.

No diário a coisa esta um pouco mais desagradável para os compradores, temos a resistência de 67.529,90 que foi testado 4 vezes, e nenhuma rompendo com força, a média esta tensa dando sinal de venda no ultimo pregão, e o preço e o histograma estão brigados e sinalizando divergência, mas não é também “aquela” divergência significativa, mas como existe temos que destacá-la.


Por lado do intra de 60 min esta congestiona entre 67.170 e 65.470 alguns podem até ver um triangulo, mas é só isso, por estar congestionado nossas ferramentas movidas por média perdem seus valores e temos que esperar o ibov se decidir. Pela teoria de Dow estaríamos passando por uma distribuição que sinaliza queda para os próximos dias.

23 novembro, 2009

Curso de Analise Tecnica

Curso Personalizado Spec Trading

Em caso de dúvidas ou para maiores informações entre em contato através do telefone (18) 8132-8671 ou mande um e-mail com suas duvidas para rafaeldapinta@hotmail.com que em breve retornaremos.



Conteúdo:

1° Etapa – Conceitos gerais
Riscos

O que é o mercado?
Tipos de mercado
Por que as empresas abrem capital?
Por que os preços oscilam?

2° Etapa – Tendências do mercado
Tendência de alta
Tendência de baixa
Tendência indefinida (congestão)
As tendências (primaria, secundaria e terciária)

3° Etapa – Gestão de carteira
Objetivo mensal
Objetivo anual
Objetivo por trade


4° Etapa – Formações gráficas
Topos
Fundos
Pivot de alta
Pivot de baixa
Linhas de tendências
Canais

5° Etapa – Ferramentas
On Balance Volume (OBV)
Médias Móveis
MACD
Histograma MACD
Fibonacci

6° Etapa – Traçando estratégias e objetivos
Definindo o que? Quando? Como? E onde operar?
Seu perfil
Seu tempo
Traçando objetivos


INVESTIMENTO: R$ 500,00
CARGA HORARIA: 10 HRS
LOCAL: VIA INTERNET OU PRESENCIAL












Quant.:

Frete Grátis


11 novembro, 2009

ativos em destaque - 11 de nov





Os ativos em destaque leva aos investidores as ações da Bovespa que mais se destacaram no pregão, por um rompimento, retração, pela virada de alguma média ou do histograma MACD.

No pregão de hoje destacamos 1 ação que se destacou (petr4).


petr4


Três dias depois da vale romper a resistência e dar sinais que deve voltar a uma clara tendência altista, hoje foi dia da queridinha da Petrobras, rompendo a resistência de 37,70, oportunidade de comprar para quem queria fazer uma position, já que a ferramenta de Fibonacci nos da o objetivo de 42,03.

09 novembro, 2009

ativos em destaque - 09 de nov



Os ativos em destaque leva aos investidores as ações da Bovespa que mais se destacaram no pregão, por um rompimento, retração, pela virada de alguma média ou do histograma MACD.

No pregão de hoje destacamos 2 ações que se destacaram (MARI3 e VALE5).

MARI3

As ações da MARI3 rompeu a resistência e deu a oportunidade de entrada aos retardatários que não entraram pelo Histograma.

VALE5

Uma das queridinhas da bolsa, rompe a resistência em sintonia com o Histograma MACD, o que é ótimo pois, se uma das ações mais tem peso no IBOV subir da forma que esta desenhando deve levar junto o indicador e trazer bons ânimos ao mercado. O que deve ser levado em consideração é a divergência já existente entre o indicador e o preço, mas enquanto o indicador não recuar não há motivos para pânico.

06 novembro, 2009

Fluxo de investidores - 1° pregão de Nov com saida dos gringo

Esta analise tem por objetivo identificar a entrada e saída de investidores dentro da Bovespa através do NET acumulado e acompanhar que possui a maior fatia do mercado de capitais.

Apesar dos pesares, com a entrada de investidores estrangeiros o índice Ibovespa teve uma leve alta do fechamento de setembro para outubro de 0,05%, um mês com forte volatilidade principalmente nos últimos dias.

O gráfico de barras demonstra como tem sido a correlação de um mês para o outro com o fluxo dos gringos.




E passando para os donos da festa, aqueles que possuem a maior parte do mercado (os gringos) podemos ver que eles desaceleraram a entrada nos dias de alta volatilidade, e no primeiro dia de negociação no pregão de novembro (dia 03) tivemos uma saída de investimentos.

Sendo assim começamos o mês com uma queda de 97.746 milhões de reais em capital estrangeiro.




Passando para o nosso lado, as pessoas físicas ainda estão mais vendidas só que no momento de volatilidade estavam mais comprados do que vendidos, é uma coisa rara coincidir gringo e pessoa física apostando para a mesma direção, mas particularmente eu acredito que não deve durar por muito tempo.



Por isso fica o alerta: CUIDADO!!!

Com a saída de capital estrangeiro é provável que entraremos em uma correção nos próximos dias, conforme se pode ver nos dados históricos o lado que eles apostam é o lado que a bolsa caminhou (pelo menos até hoje) mas ao mesmo tempo como ocorreu uma virada de mês pode ser um ajuste e em breve tornem a ficar positivo mas, serve como sinal de alerta para apertar nossos stops.

Ao mesmo tempo liquidar posições por conta dessa informação pode ser uma ação precoce, o melhor a fazer é associar essa informação com o gráfico e ver o que nossos indicadores nos dizem.





Canal Spec Trading

PARA UMA MELHOR CONEXÃO E VISUALIZAÇÃO ACESSE: http://www.livestream.com/spectrading PARA UMA MELHOR CONEXÃO E VISUALIZAÇÃO ACESSE: http://www.livestream.com/spectrading

Observações

Os estudos refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais, e que foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à instituição à qual esteja vinculado;

Declaro que não mantenho vínculo com qualquer pessoa natural que atue no âmbito das companhias cujos valores mobiliários foram alvo de análise no relatório divulgado, esclarecendo a natureza do vínculo;

As analises do blog também não possui relações com fundos, carteiras e clubes de investimentos em valores mobiliários por nem participações direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) do capital social de quaisquer das companhias cujos valores mobiliários foram alvo de análise no relatório divulgado, ou esteja envolvida na aquisição, alienação e intermediação de tais valores mobiliários no mercado;

Podendo ser titular, direta ou indiretamente, de valores mobiliários de emissão da companhia objeto de sua análise, que representem 5% (cinco por cento) ou mais de seu patrimônio pessoal, ou esteja envolvido na aquisição, alienação e intermediação de tais valores mobiliários no mercado;

Não existindo nenhum vinculado e recebimento de remuneração por serviços prestados ou apresenta relações comerciais com qualquer das companhias cujos valores mobiliários foram alvo de análise no relatório divulgado, ou pessoa natural ou pessoa jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse desta companhia; e

Não há nenhuma remuneração ou esquema de compensação do qual é integrante está atrelado à precificação de quaisquer dos valores mobiliários emitidos por companhias analisadas no relatório, ou às receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela instituição a qual as analises estão vinculadas.