
Uma coisa é certa, o mercado esta indeciso e ninguém afirma nada. A única coisa positiva que tem realmente é o histórico de Dezembro que sempre é muito bom, porém esse histórico demonstra que novembro também deveria ser, e adivinha? Esse ano não foi nada demais.
Em termos de fundamentos, temos o problema de Dubai, que se isolarmos o caso não é nada significativo, mas se for ver pelo lado em que nós não sabemos quem são os mega investidores que aplicaram o capital nesse pais, é de se ficar com medo sim, justamente pelo fato de não saber quem pode ser atingido por esse efeito domino.
Os gringos então nem se fala, nunca mais foram os mesmos depois da nova onda de IOF, medias diárias que estava na casa de bilhões passaram a trabalhar na casa de míseros milhões.
Mas falando do que agente sabe vamos para a analise técnica.
No gráfico semanal que define tendências mais longas o que é bom para investidores e position, temos uma canal de alta, e a MME – 9 que sinalizam alta, mas o fato do histograma MACD estar em constate declínio próximo de uma resistência define que o mercado pode passar por uma correção. Mesmo porque apesar na MME – 9 sinalizar alta o preço esta longe da média, ou seja, pode ser que uma correção faça o preço tocar na média.
No diário a coisa esta um pouco mais desagradável para os compradores, temos a resistência de 67.529,90 que foi testado 4 vezes, e nenhuma rompendo com força, a média esta tensa dando sinal de venda no ultimo pregão, e o preço e o histograma estão brigados e sinalizando divergência, mas não é também “aquela” divergência significativa, mas como existe temos que destacá-la.
Por lado do intra de 60 min esta congestiona entre 67.170 e 65.470 alguns podem até ver um triangulo, mas é só isso, por estar congestionado nossas ferramentas movidas por média perdem seus valores e temos que esperar o ibov se decidir. Pela teoria de Dow estaríamos passando por uma distribuição que sinaliza queda para os próximos dias.