
Esta analise tem por objetivo identificar a entrada e saída de investidores dentro da Bovespa através do NET acumulado e acompanhar que possui a maior fatia do mercado de capitais.
Apesar dos pesares, com a entrada de investidores estrangeiros o índice Ibovespa teve uma leve alta do fechamento de setembro para outubro de 0,05%, um mês com forte volatilidade principalmente nos últimos dias.
O gráfico de barras demonstra como tem sido a correlação de um mês para o outro com o fluxo dos gringos.

E passando para os donos da festa, aqueles que possuem a maior parte do mercado (os gringos) podemos ver que eles desaceleraram a entrada nos dias de alta volatilidade, e no primeiro dia de negociação no pregão de novembro (dia 03) tivemos uma saída de investimentos.
Sendo assim começamos o mês com uma queda de 97.746 milhões de reais em capital estrangeiro.

Passando para o nosso lado, as pessoas físicas ainda estão mais vendidas só que no momento de volatilidade estavam mais comprados do que vendidos, é uma coisa rara coincidir gringo e pessoa física apostando para a mesma direção, mas particularmente eu acredito que não deve durar por muito tempo.

Por isso fica o alerta: CUIDADO!!!
Com a saída de capital estrangeiro é provável que entraremos em uma correção nos próximos dias, conforme se pode ver nos dados históricos o lado que eles apostam é o lado que a bolsa caminhou (pelo menos até hoje) mas ao mesmo tempo como ocorreu uma virada de mês pode ser um ajuste e em breve tornem a ficar positivo mas, serve como sinal de alerta para apertar nossos stops.
Ao mesmo tempo liquidar posições por conta dessa informação pode ser uma ação precoce, o melhor a fazer é associar essa informação com o gráfico e ver o que nossos indicadores nos dizem.